Hello!
Dia das mamis hoje, tenho muito a agradecer a Deus pela mãe que eu tenho. Uma pessoa que sempre foi meu exemplo de vida, e além de tudo, uma grande amiga. I love you mom ;*
Bom, o post de hoje vai ser sobre o curso em que eu me formei a pouco mais de um ano atrás - Zootecnia.
Toda vez que me perguntam a faculdade que eu fiz, e eu falo esse nome, parece que um ponto de interrogação imaginário surge no rosto da pessoa. É engraçado, mas ao mesmo tempo, curioso. As coisas têm mudado de uns tempos para cá, mas ainda há muitas pessoas que não têm idéia do que um zootecnista faz, e eu me pergunto o por quê disso.
Então vou resumidamente esclarecer algumas coisas ok?
Nós zootecnistas, somos responsáveis pela nutrição dos animais - sabe aqueles cavalos com os pêlos lindos e brilhantes? E aquelas vacas que produzem litros e mais litros de leite? Pois é, por trás disso, há zootecnistas que elaboraram rações de altíssima qualidade, para que o animal, além de transbordar beleza, possa desenvolver suas qualidades ao máximo, e assim ter uma vida plena e saudável. Isso sem contar a nossa preocupação com o paladar do animal, o alimento não basta ser nutritivo... tem que ser gostoso!
Quanto a parte de melhoramento genético, o zootecnista através de muitos cálculos, consegue chegar ao cruzamento ideal entre raças, produzindo assim, animais muito mais resistentes aos intempéries, doenças, pragas, verminoses.
Tem também a área de bem-estar. Com certeza, você já viu ou ouviu falar de pessoas maltratando animais. É triste, mas isso, na maioria das vezes, acontece por falta de orientação, ou mesmo, ignorância. Assim como os seres humanos, os animais necessitam, além de uma alimentação balanceada, uma moradia, acompanhamento médico ( que é onde o veterinário entra)... enfim, tudo aquilo que lhe proporcionará uma vida feliz e de respeito. O zootecnista sabe o melhor tratamento para cada animal, desde as instalações(casinhas dos animais) adequadas para cada espécie, até a melhor época para os filhotes nascerem e não passarem frio ou fome.

Uma parte muito importante também, é a administração da propriedade rural. No Brasil, infelizmente, ainda há muitas fazendas que não são tratadas como empresas rurais, mas essa realidade vem mudando gradativamente. Quando um zootecnista é contratado, você pode ter certeza, o produtor tem muito mais lucros com muito menos dor de cabeça. Isso se dá porque quando ele nos contrata, ele recebe dicas, conselhos e acompanhamento de profissionais altamente capacitados.
Enfim gente, resumi aqui algumas das muitas áreas que existe na Zootecnia. Isso tudo por quê? Porque hoje é o dia do zootecnista \o/. Parabéns a todos nós, que tanto amamos essa linda profissão.
E aí? O que acharam?
XOXO